quarta-feira, 13 de maio de 2009

A Lição (sinopse)

Uma aluna busca seu “doutoramento total” e procura um experiente professor de aulas particulares, que domina todos os assuntos. No processo de aprendizagem, em meio à geografia, matemáticas, filologia, filosofia... confrontam-se – a partir de diálogos absurdos – as relações de poder, a busca pelo conhecimento, a ignorância, as fantasias secretas, o medo, a presunção, a dor, o problema universal da falha na comunicação, a dissimulação, a caricatura do real e tudo o mais que faça parte da condição humana, expostos de forma cômica, algumas vezes, mas também dramática, e até trágica. Tudo isso sob a observação atenta e cúmplice e a interferência de uma governanta quase onisciente.
Nessa Lição é menos importante saber em que nível se situa a aula para o doutoramento total (educação básica, nível superior...) que compreender até onde pode chegar a explicação de uma simples lógica de subtração entre 4 e 3 “ou de 3 e 4, se prefere”!

Um comentário:

  1. Assisti "A Lição" no último fim de semana e gostei bastante do que vi. Enquanto esperava o início da peça, li o material de divulgação que me deixou muitas espectativas para ver em cena o Teatro do Absurdo.

    Este, por sua vez, ficou bastante evidente no decorrer do espetáculo e suas constantes quebra de lógicas, além da presença de comportamentos inesperados por parte dos personagens.

    Entre as cenas, duas me chamaram bastante a atenção e me fizeram refletir sobre as condições atuais de ensino em nosso país. No início, diante da primeira impossibilidade de compreensão da menina, o professor toma para si a culpa por não tornar o que ensina, compreensível.

    Mais tarde, esta que, para mim é também condição fundamental no processo de aprendizado, já não mais importa. O professor fala para si, para seu próprio ego. São teorias ou palavras que saem e ficam soltas em lugar algum. Que não se fazem entender onde deveriam chegar.

    Penso que "A Lição" rompe com o esperado e, além disso, leva à reflexão sobre um tema tão fundamental de ser debatido por esses dias, que é a educação. Parabéns a toda equipe!

    ResponderExcluir